Caminhos da publicação

Publicar um livro é o sonho de toda pessoa que escreve. Mas, nem sempre é fácil ter o livro em mãos. Durante muitos anos a publicação de livros foi um sonho distante, uma realidade acessível a poucos, especialmente quando se olha apenas para grandes editoras que publicam nomes consagrados e quase nunca recebem originais de escritores inéditos que não sejam representados por uma agência literária.

Mas essa realidade vem se transformando. Graças à profusão de editoras independentes, o mercado editorial está crescendo e se tornando cada vez mais acessível: hoje, existem cerca de 200 editoras associadas à Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE), dezenas das quais recebem originais para publicação de maneira periódica. Entre elas, tem as que privilegiam a publicação de autores estreantes, as que priorizam autores de grupos minoritários ou das regiões em que estão inseridas e outras ainda focam em gêneros literários específicos, como poesia ou ficção científica.

Além das editoras independentes que publicam de maneira tradicional, financiando todo o processo editorial ou trabalhando com financiamento coletivo e pré-venda, há outras maneiras de publicar seus escritos.

A autopublicação, em que o autor busca uma gráfica ou editora especializada nesse modelo, garante total controle sobre o projeto editorial, desde a escolha da capa até a escolha de profissionais para editar, revisar e diagramar o livro. Por outro lado, o investimento e as vendas também ficam por conta do autor. Dentro desse modelo há ainda a publicação em ebook, mais econômica (o próprio autor pode diagramar seu livro digital) e com maior alcance que a publicação impressa, com venda através de grandes plataformas, como a Amazon.

Publicar por editora ou por conta própria, em livro físico ou digital, é uma escolha pessoal que deve considerar os objetivos e possibilidades de cada pessoa e isso rende pano pra manga – ou texto pra post! Os caminhos de publicação são muitos e é preciso pesquisar e conhecer o que funciona melhor para cada escritor.

Na série de textos “Caminhos da publicação”, vou explorar as várias possibilidades de publicação de obras literárias com base em pesquisas e vivências, como por exemplo:

  • Autopublicações
  • Publicações tradicionais por editoras
  • Publicações alternativas e artesanais
  • Publicações em revistas
  • Publicações em antologias
  • Prêmios e concursos literários

Vem comigo explorar esses caminhos?


Leia: Delírios: vozes de amores (não) vividos, de Raisa Santos

Com livro de contos sobre relações amorosas, Raisa Santos faz sua estreia na literatura Uma senhora que não aguenta mais o calor e decide sair de casa pelada; um casal que experimenta o sexo virtualmente e se surpreende quando a experiência real não corresponde à artificial; uma mulher que aceita migalhas de afeto (no conto,…

Leia: Conto ou não conto, de Ana Helena Reis

Contar histórias é uma tradição ancestral, mais antiga que a escrita, e que está na essência do ser humano. Somos seres sociais e nos apresentamos ao mundo por meio de nossas histórias. Quem somos, de onde viemos, o que fazemos, com quem partilhamos nossa existência. Cada pedaço de vida pode se desdobrar em centenas de…

Veja: o filme Pérola (Brasil, 2023)

Uma premissa simples e uma protagonista cativante me fizeram gostar tanto desse filme a ponto de assistir duas vezes no cinema. Com Drica Moraes no papel-título, direção de Murilo Benício, o filme “Pérola” é baseado na peça homônima e autobiográfica de Mauro Rasi e conta a história de uma matriarca cuja grande realização é viver…

Uma opinião sobre “Caminhos da publicação

  1. Pingback: Caminhos da publicação: publicações alternativas | Leia Luiza

Deixe um comentário